Em Amerigo, jogo criado por Stefan Feld, os
jogadores embarcam com o famoso navegador florentino Américo Vespúcio em
uma viagem para explorar e estabelecer colônias no Novo Mundo.
Nascido
na República de Florença em 1454, Américo Vespúcio foi um explorador,
cartógrafo e navegador que participou de várias expedições organizadas
pela Coroa Espanhola ao Novo Mundo entre os anos de 1499 e 1504.
Como
resultado destas viagens, Vespúcio provou que as terras a oeste da
Europa, como o Brasil e as Índias Ocidentais não eram a “ponta oriental”
da Ásia, como conjecturara Cristóvão Colombo, mas sim parte de outro
continente – inicialmente denominado “Novo Mundo” e, posteriormente, de
“América” em sua homenagem.
Para musicar este jogo, uma vez que Vespúcio navegou sob a bandeira da Espanha, escolhi música renascentista espanhola para viola de mão (ou vihuela) e violão renascentista.
A viola de mão
foi um cordofone surgido nas cortes espanholas a partir do alaúde. O
instrumento rapidamente tornou-se popular e foi amplamente utilizado nas
Penínsulas Ibérica e Italiana, bem como em suas colônias, durante os
séculos XV e XVI. Muito parecido com o violão moderno, do qual é um
ancestral direto, possuía seis pares de cordas que eram tocadas com os
dedos.
O violão renascentista
também surgiu na Península Ibérica, no século XVI, posteriormente
chegando à França e à Inglaterra. Era menor que a vihuela e possuía,
originalmente, quatro pares de cordas. Também era tocado com as mãos, e
posteriormente deu origem ao violão barroco.
Várias
obras originais para estes instrumentos foram preservadas até os dias
de hoje, servindo como base para os álbuns reproduzidos abaixo.
LUYS MILÁN (c. 1500 – 1561)
Nascido
em Valência no século XVI, o músico e compositor Luys Milán foi o
primeiro compositor da História a publicar partituras para a viola de
mão, além de ser um dos primeiro músicos a especificar o tempo da música
em suas cifras. Durante sua vida publicou três importantíssimos livros
de tablaturas para a vihuela: El juego del mandar (1535), El Maestro (sua obra mais importante, publicada em 1536) e El Cortesano (1561) e compôs em diversos gêneros, como fantasias, pavanas, vilancicos e sonetos, entre outros.
EL MAESTRO – LIBRO I (1536) – José Antonio Escobar
ALONSO MUDARRA (1510 – 1580)
Compositor,
escritor, padre e cânone da catedral de Sevilha, Alonso Mudarra foi um
músico inovador e prolífico. Compôs inúmeras obras para viola de mão e
violão renascentista em vários estilos, que incluíam fantasias,
variações, galliards, pavanas, canciones e sonetos. Suas obras para
ambos os instrumentos foram publicadas em 1546 na coleção Trés libros de musica en cifras para vihuela, cujas músicas foram interpretadas pelo músico americano Hopkinson Smith no álbum abaixo.
TRES LIBROS DE MÚSICA EM CIFRAS PARA VIHUELA – Hopkinson Smith
Para
finalizar esta seleção musical, escolhi o álbum do músico espanhol
Fernando Espí, que traz diversas obras da Renascença Espanhola para
viola de mão e violão renascentista de autoria de vários compositores
ibéricos dos séculos XV e XVI.
DEZIDLE AL CAVALLERO: OBRAS PARA VIHUELA Y GUITARRA RENACENTISTA – Fernando Espí
https://open.spotify.com/album/1bqjofCphrDx63iE8moxjC
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