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Terraformação de Marte - arte de Dane Spangler |
Terraforming Mars é um jogo estratégico e de seleção de cartas / gestão de mão criado pelo designer sueco Jacob Fryxelius.
Nesse euro extremamente temático ambientado no século XXV, cada jogador assume o papel de uma mega-corporação terrestre cujo objetivo é terraformar Marte, tornando possível que o Planeta Vermelho abrigue vida humana.
Para sonorizar minha partidas, escolhi alguns discos de space music, um gênero musical que é difícil de definir precisamente. Muitos consideram um mero sub-gênero da música new age,
mas particularmente gosto muito da definição do radialista, arquiteto e
produtor musical americano Stephen Hill, que também é dono da gravadora
Hearts of Space Records:
"Space music é um tipo de música contemplativa, que evoca imagens
relativas ao espaço sideral [...] e combina diversos elementos
(eletrônicos ou não) e estilos étnicos, históricos e contemporâneos para
produzir uma trama musical contínua de sons, emoções e imagens
espaciais".
Não é surpresa alguma, portanto, que este tipo de música seja utilizada
em trilhas sonoras de jogos, planetários e programas de TV e
documentários que abordam temas como astronomia e exploração espacial.
Pensando nisso, escolhi, para sonorizar minhas partidas de Terraforming Mars, os seguintes albuns:
GEORGE STREZOV
O músico, compositor, regente e arranjador búlgaro George Strezov
criou esta sensacional trilha sonora, que mistura música sinfônica e
eletrônica, para o jogo de PC Surviving Mars, onde o jogador deve criar,
desenvolver a administrar uma colônia terrestre no Planeta Vermelho.
Além de cuidar das diversas prioridades da colônia - como oxigênio,
água, comida, recursos minerais e moradia - o jogador também precisa
lidar com diversos eventos como epidemias, conflitos armados,
corporações rivais e desastres naturais, como meteoros. Desnecessário
dizer que a trilha de Strezov cai como uma luva.
Surviving Mars (Original Soundtrack) - https://open.spotify.com/album/1nbjCCws7cO9kovVBn7Wo8
GEODESIUM
Geodesium, uma amálgama de "domo geodésico" + "planetário", é
nome de um projeto de trilhas sonoras para apresentações em planetários
americanos e britânicos elaboradas pelo compositor Mark C. Petersen.
Formado em música pela Universidade do Colorado, desde 1975 Petersen já
criou trilhas sonoras para mais de 60 planetários na América do Norte e
Reino Unido. Escolhi dois dentre seus doze álbuns que, acredito, casam
muito bem com o jogo:
Stellar Collections (2001) - https://open.spotify.com/album/3qlOdpV53yA0vLv8dvpcBe
Fourth Universe (1992) - https://open.spotify.com/album/7swPsdzvbZN9K9IIffSrAC
TAU CETI
Tau Ceti é o nome do projeto de space music e electronica do músico e compositor italiano Enrico Cosimi. Com forte influência de Jean-Michel Jarre, Mars
é um álbum de melodias e sons ricamente construídos com sintetizadores
analógicos e inspirado no Planeta Vermelho, onde cada uma de suas nove
faixas recebe o nome de regiões ou elementos geográficos marcianos.
Mars - https://open.spotify.com/album/1ecGTINyk00fP9tVEIHmGs
CHRONOS
Em 2007 o músico e compositor russo Nick Klimenko lançou seu primeiro
álbum, Steps to the Great Knowledge, iniciando uma bem-sucedida carreira
na música instrumental eletrônica / ambient / psychill sob o nome artístico Chronos. Mars, lançado originalmente em 2012, é inspirado nos livros de ficção científica do escritor russo Ivan Efremov.
Mars - https://open.spotify.com/album/0GzwfwPaOiKtJpEdDowe7J
CHRISTOPHER TIN
Tin é um compositor e maestro americano, bastante conhecido pela trilha
sonora do jogo Civilization IV, cuja canção Baba Yetu (um arranjo para a
oração do "Pai Nosso" no idioma suaíli, falado no Quênia) foi a
primeira canção de um jogo eletrônico a ganhar um Prêmio Grammy, em
2011. Dele, escolhi a trilha sonora de Offworld Trading Company, um jogo
econômico e estratégico ambientado em Marte e no qual os jogadores
controlam empresas que exploram economicamente os recursos do Planeta
Vermelho:
Offworld Trading Company (Original Soundtrack) - https://open.spotify.com/album/118gMvqP0EqAtEEYCjDNgb
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