![]() |
Yokohama durante a Era Meiji |
Em Yokohama, jogo lançado em 2016 pelo designer
japonês Hisashi Hayashi, os jogadores assumem o papel de comerciantes na
cidade japonesa de que dá nome ao jogo durante a Era Meiji, e devem
investir em seus negócios construindo redes de lojas, ampliando suas
redes comerciais e exportando produtos com alta demanda, como cobre e
seda.
Historicamente, a época conhecida como Era Meiji (1868 - 1912, quando o Japão foi governado pelo Imperador Matsuhito, conhecido como Meiji, o Grande)
caracterizou-se como um período de modernização rápida e extensa do
país, que em poucos anos deixou de ser uma nação feudal, passou por uma
revolução industrial e tornou-se uma potência capitalista moderna. A Era
Meiji também trouxe profundas mudanças na estrutura social, na
organização política, na economia, nas forças armadas e nas relações
exteriores do Império Japonês.
Durante a Era Meiji, os três principais estilos musicais foram o gagaku (literalmente música elegante), a música tradicional da corte imperial japonesa); o enka,
mais especificamente, o Shoshi Enka, um gênero de música popular
tradicional (e que não deve ser confundido com o enka moderno cantado
atualmente em karaokês e surgida no período pós-guerra) e a música erudita
de influência ocidental, que fincou raízes no Japão a partir da
fundação da Escola de Música de Tóquio em 1879 por Shuji Isawa, músico
formado na Universidade de Harvard.
E para a trilha sonora de Yokohama escolhi a música de um dos mais brilhantes compositores eruditos da Era Meiji: Kosaku Yamada (1886 - 1965).
Nascido
em Tokyo, Yamada estudou na Escola de Música de Tóquio e, após sua
graduação mudou-se para a Alemanha para estudar composição e piano na Berlin Hochschule (de 1910 até 1913) sob a batuta de renomados compositores Românticos alemães, como Max Bruch, retornando ao Japão após o término de seus estudos.
Em
1918 Yamada mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou por dois
anos como maestro, regendo várias orquestras, incluindo a recém-formada
Filarmônica de Nova Iorque.
Compositor
prolífico, deixou mais de 1.600 obras, incluindo sinfonias, música de
câmara, solos para piano, obras corais, um balé inacabado (Maria Magdalena) e três óperas, incluindo aquela que é, provavelmente, a ópera japonesa mais famosa de todas, Kurofune.
Yamada
também teve grande importância como maestro, e foi pioneiro em
apresentar obras de Wagner, Sibelius, Dvorák, e outros importantes
compositores ocidentais para o público japonês.
Escolhi dois belos álbuns de Yamada para musicar este jogo:
SYMPHONY IN F MAJOR - TRIUMPH AND PEACE
Este
primeiro álbum apresenta quatro obras de Yamada executadas pela
Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia e a Orquestra de Ulster, sob
regência do maestro Takuo Yuasa, incluindo a belíssima Sinfonia em Fá Maior - Triunfo e Paz,
que mostra claramente a influência de compositores como Mozart,
Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Brahms and Dvořák, além da Abertura em
Ré Maior e dois poemas sinfônicos.
SYMPHONIES
Este
álbum traz três sinfonias interpretadas pela Orquestra Sinfônica
Metropolitana de Tóquio, sob regência de Takuo Yuasa, incluindo a
interessante Sinfonia Nagauta, composta em 1934, obra em que
Yamada combinou uma orquestra tradicional erudita com o nagauta, a
música tradicional japonesa utilizada nas apresentações de kabuki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário