
Orla marítima de Le Havre
Situada na margem direita do estuário do Rio Sena, na região da
Normandia, a cidade de Le Havre (cujo nome significa, simplesmente, "o
porto", em francês) abriga o segundo maior porto do país em tráfego de
embarcações – atrás somente do porto de Marselha – e o maior terminal de
contêineres da França.
Fundada em 1517 pelo Rei Francisco I, a cidade
experimentou um rápido crescimento a partir das últimas décadas do
século XVIII devido ao comércio de produtos das colônias francesas no
Novo Mundo.
Após severos bombardeios em 1944, que destruíram grande parte da
cidade e seu porto, o arquiteto Auguste Perret elaborou um plano de
reconstrução que durou de 1945 até 1964.
Nesta época do pós-guerra, impulsionado pelo período de crescimento e desenvolvimento econômico francês conhecido como Les Trente Glorieuses (aproximadamente de 1945 até 1975), Le Havre prosperou e se desenvolveu.
Porém, a partir da segunda metade da década de 1970, com o início
de uma grave crise econômica, foi assolada por desemprego, diminuição de
população e baixos investimentos. Essa situação perdurou até os anos de
1990, quando a iniciativa privada passou a investir no setor de
serviços, e novas indústrias (aeronáutica e de turbinas eólicas)
estabeleceram-se na região. Além disso, o projeto Port 2000
modernizou o porto, ampliando sua capacidade de tráfego e de armazenagem
de contêineres para que pudesse concorrer com os principais portos da
Europa, além de abrir um moderno terminal de navios de cruzeiro.
Levando em conta a localização da cidade e o tema do jogo, para sua trilha utilizei dois gêneros musicais tradicionais.
O primeiro foi o chant des marins (cantigas de marinheiros) normando, um gênero de música folclórica conhecido em português como celeuma e em inglês como sea shanty.
Essas canções de trabalho eram utilizadas por marinheiros de navios
mercantes para acompanhar e cadenciar seu trabalho, especialmente nas
tarefas que envolviam trabalho coordenado de grupo, como baixar âncoras
ou içar velas. Sua principal característica é a "chamada e resposta",
feita entre o solista e o coro.
O segundo foram canções folclóricas tradicionais normandas,
interpretadas por grupos locais e cujos temas abordam o quotidiano dos
marinheiros, a pesca, o trabalho embarcado e portuário.
LE GRAND QUAI – CHANTS DE MARINS DES CÔTES NORMANDES - Marée de Paradis
CHEZ GAUD - Les Souillés de Fond de Cale
EN CONCERT… VE - Strand Hugg
https://open.spotify.com/album/0EFaH6EokLZz5RJMVCRGNs
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